Pular para o conteúdo

Âncoras de Carreira

Âncoras de carreira são:

Os princípios que orientam e motivam a trajetória profissional de uma pessoa, criados por Edgar Shein. Elas são:

A razão pela qual alguém escolhe uma determinada profissão, muda de emprego, busca uma promoção, se torna um empreendedor e assim por diante.

 Elas servem como uma base sólida para apoiar as tomadas de decisão profissionais.

Existem 8 tipos de âncoras de carreira, segundo o pesquisador Edgar Schein, que criou o conceito. São elas:


Autonomia e independência: é a âncora de quem valoriza a liberdade e a flexibilidade para trabalhar do seu jeito, sem depender ou se submeter a regras ou supervisão de outros.
Gerencial: é a âncora de quem tem habilidade e interesse em gerenciar pessoas, recursos e projetos, buscando alcançar resultados e metas organizacionais.
Competência técnica e funcional (CTF): é a âncora de quem se dedica a desenvolver e aprimorar suas habilidades e conhecimentos específicos em uma área ou função, sem necessariamente almejar cargos de liderança ou gestão.
Criatividade empresarial (CE): é a âncora de quem tem espírito empreendedor e inovador, buscando criar novos produtos, serviços ou negócios, assumindo riscos e desafios.
Dedicação a uma causa (DC): é a âncora de quem tem um propósito ou uma missão social, ambiental ou humanitária que orienta suas escolhas profissionais, buscando fazer a diferença no mundo.
Desafio puro (DP): é a âncora de quem gosta de enfrentar problemas complexos, difíceis ou competitivos, buscando superar seus limites e provar sua capacidade.
Estilo de vida (EV): é a âncora de quem prioriza o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, buscando conciliar seus interesses, valores e necessidades com o trabalho.
Segurança e estabilidade (SE): é a âncora de quem busca segurança financeira, profissional e pessoal, evitando mudanças ou riscos que possam afetar sua situação atual.

Marcações: