Recentemente fui questionado por uma pessoa sobre meu trabalho. Eu prontamente disse: -Trabalho com Marketing de Produto, e fui surpreendido com a seguinte resposta:
-Então você trabalha com Publicidade e Propaganda?
Me indaguei. Como vou explicar o que é Marketing de Produto para este colega?! Não é tão fácil quanto parece, pois a maioria das pessoas fazem analogias ao Marketing baseando-se ao que eles costumam ver na televisão, panfletagem, propagandas de rádio, jornais e etc… Além disso, muitas pessoas pensam que trabalhar com Marketing, de modo geral, é muito fácil. Até ouvi pessoas dizendo que sabem trabalhar com Photoshop e portanto estão prontos para uma vaga de Marketing.
Antes de falar sobre Marketing de Produto, é necessário falar um pouco sobre o Marketing. É super importante entender que:
Marketing é muito mais complexo do que se parece.
Trabalhar com Marketing é buscar incansavelmente entender as necessidades dos clientes e fazer com que as áreas técnicas, equipe de engenharia, equipe de vendas, entre outras, entendam qual é a necessidade do cliente, depois disso, o próprio Marketing é o responsável por se relacionar e comunicar ao cliente, que toda a equipe ou a empresa entendeu as necessidade dele e que tem a solução! Dizendo assim, talvez não dê pra imaginar quão complexo isso é, e que vai muito além dos 4P, 5P ou 7P do Marketing.
Por isso que o número de Ps do Marketing não para de crescer, sem falar na dificuldade de estabelecer uma comunicação adequada e com uma linguagem que o cliente possa entender a mensagem sem ruídos, desconfianças, etc…. Devido a complexidade de tudo isso, ao longo do tempo foram surgindo áreas especializadas dentro do Marketing e para abreviar, e é aqui que começamos a explorar a área de Marketing de Produto.
A imagem abaixo ilustra de forma muito simplificada o escopo de Marketing de Produto, que representa a interseção entre a área de Desenvolvimento de Produto (Engenharia/Manufatura), Marketing e a Equipe de Vendas.
Marketing de Produto é a área responsável por garantir que a comunicação aconteça entre as áreas ilustradas na figura acima e para complementar o que a imagem diz, cito a Meghan Keaney Anderson – VP de Marketing na HubSpot:
Nosso trabalho é trazer produtos para o mercado. Isso inclui tudo desde a definição do posicionamento e da mensagem do produto, até fazer com que o lançamento dos produtos aconteça, garantindo que a equipe de vendas saiba como falar sobre o produto e que o consumidor saiba exatamente como usar este produto.
Costumo dizer que Marketing de Produto é uma área fantástica, responsável por identificar oportunidades no mercado com grande potencial de vendas. O desafio de Marketing de Produto, começa na procura de oportunidades de lançamentos de produtos dentro do nicho de mercado alvo. Após isso, o desafio é fazer com que o produto e os benefícios relacionados a este produto sejam oferecidos, estejam disponíveis e sejam divulgados para que o cliente interessado saiba da oferta de valor. A área Marketing de Produto se mobiliza junto com outras equipes para conseguir viabilizar que o produto seja lançado com sucesso. Caso você seja um profissional que tenha interesse em trabalhar com essa área, listo abaixo 25 atividades que normalmente são relacionadas e contracenadas com profissionais da Área de Marketing de Produtos:
- Reuniões e alinhamento com equipes de desenvolvimento, compras, logística e Marketing
- Negociação com fornecedores
- Gestão de expectativas dos canais de vendas
- Avaliação e Pesquisas de mercado
- Avaliação de preços e cenários
- Exploração de modais de transportes para viabilizar lançamentos de produtos
- Definição de diferencial de produto
- Briefing de Campanhas de Marketing e Promoções
- Definição de posicionamento do produto
- Definição do Escopo de divulgação do lançamento do produto
- Treinamento da equipe comercial
- Definição de argumentação de vendas
- Definição de contra argumentação de vendas perdidas
- Documentação de aplicações
- Documentação do Processo de Desenvolvimento do Produto
- Definição do Ciclo de Vida do Produto
- Definição de estratégia de Transições de Linhas de Produto
- Definição de estratégia de descontinuidade de linha de produto
- Acompanhamento de requisitos legais de lançamento e gestão de produto
- Identificação de oportunidades cruzadas relacionadas a linhas de produto
- Avaliação de Rentabilidade de Linhas de Produto
- Classificação de Linhas de Produtos
- Benchmarking de Competidores
- Representação em feiras especializadas em produtos
- Apresentações e Treinamentos sobre Produtos ao time Comercial
Você é profissional de Marketing de Produto ou gosta da área? Deixe sua mensagem!
Seja protagonista do seu sonho! Evolua, procure entender as pessoas, respeite as diferenças, reconheça e defenda aqueles que lhe estenderam a mão e que caminham ao seu lado.
Graduação:
Engenheira Eletrônica – Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Mba em Desenvolvimento Humano para Gestores – FGV
Mais de 10 anos de experiência profissional atuando nas áreas de engenharia, marketing de produto e gestão comercial. Trabalho realizado em empresas nacionais e multinacionais, principalmente no segmento automotivo da linha diesel, reunindo curiosidade com conhecimento técnico adquirido ao longo de anos de estudo e dedicação, com características comportamentais que inevitavelmente direcionaram para uma trajetória de carreira na área Comercial, de Marketing e Liderança.