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O que é Marketing de Produto?

Recentemente fui questionado por uma pessoa sobre meu trabalho. Eu prontamente disse: -Trabalho com Marketing de Produto, e fui surpreendido com a seguinte resposta:

-Então você trabalha com Publicidade e Propaganda?

Me indaguei. Como vou explicar o que é Marketing de Produto para este colega?! Não é tão fácil quanto parece, pois a maioria das pessoas fazem analogias ao Marketing baseando-se ao que eles costumam ver na televisão, panfletagem, propagandas de rádio, jornais e etc… Além disso, muitas pessoas pensam que trabalhar com Marketing, de modo geral, é muito fácil. Até ouvi pessoas dizendo que sabem trabalhar com Photoshop e portanto estão prontos para uma vaga de Marketing.

Antes de falar sobre Marketing de Produto, é necessário falar um pouco sobre o Marketing. É super importante entender que:

Marketing é muito mais complexo do que se parece.

Trabalhar com Marketing é buscar incansavelmente entender as necessidades dos clientes e fazer com que as áreas técnicas, equipe de engenharia, equipe de vendas, entre outras, entendam qual é a necessidade do cliente, depois disso, o próprio Marketing é o responsável por se relacionar e comunicar ao cliente, que toda a equipe ou a empresa entendeu as necessidade dele e que tem a solução! Dizendo assim, talvez não dê pra imaginar quão complexo isso é, e que vai muito além dos 4P, 5P ou 7P do Marketing.

4 Ps do Marketing

Por isso que o número de Ps do Marketing não para de crescer, sem falar na dificuldade de estabelecer uma comunicação adequada e com uma linguagem que o cliente possa entender a mensagem sem ruídos, desconfianças, etc…. Devido a complexidade de tudo isso, ao longo do tempo foram surgindo áreas especializadas dentro do Marketing e para abreviar, e é aqui que começamos a explorar a área de Marketing de Produto.

A imagem abaixo ilustra de forma muito simplificada o escopo de Marketing de Produto, que representa a interseção entre a área de Desenvolvimento de Produto (Engenharia/Manufatura), Marketing e a Equipe de Vendas.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Marketing de Produto é a área responsável por garantir que a comunicação aconteça entre as áreas ilustradas na figura acima e para complementar o que a imagem diz, cito a Meghan Keaney Anderson – VP de Marketing na HubSpot:

Nosso trabalho é trazer produtos para o mercado. Isso inclui tudo desde a definição do posicionamento e da mensagem do produto, até fazer com que o lançamento dos produtos aconteça, garantindo que a equipe de vendas saiba como falar sobre o produto e que o consumidor saiba exatamente como usar este produto.

Costumo dizer que Marketing de Produto é uma área fantástica, responsável por identificar oportunidades no mercado com grande potencial de vendas. O desafio de Marketing de Produto, começa na procura de oportunidades de lançamentos de produtos dentro do nicho de mercado alvo. Após isso, o desafio é fazer com que o produto e os benefícios relacionados a este produto sejam oferecidos, estejam disponíveis e sejam divulgados para que o cliente interessado saiba da oferta de valor. A área Marketing de Produto se mobiliza junto com outras equipes para conseguir viabilizar que o produto seja lançado com sucesso. Caso você seja um profissional que tenha interesse em trabalhar com essa área, listo abaixo 25 atividades que normalmente são relacionadas e contracenadas com profissionais da Área de Marketing de Produtos:

  1. Reuniões e alinhamento com equipes de desenvolvimento, compras, logística e Marketing
  2. Negociação com fornecedores
  3. Gestão de expectativas dos canais de vendas
  4. Avaliação e Pesquisas de mercado
  5. Avaliação de preços e cenários
  6. Exploração de modais de transportes para viabilizar lançamentos de produtos
  7. Definição de diferencial de produto
  8. Briefing de Campanhas de Marketing e Promoções
  9. Definição de posicionamento do produto
  10. Definição do Escopo de divulgação do lançamento do produto
  11. Treinamento da equipe comercial
  12. Definição de argumentação de vendas
  13. Definição de contra argumentação de vendas perdidas
  14. Documentação de aplicações
  15. Documentação do Processo de Desenvolvimento do Produto
  16. Definição do Ciclo de Vida do Produto
  17. Definição de estratégia de Transições de Linhas de Produto
  18. Definição de estratégia de descontinuidade de linha de produto
  19. Acompanhamento de requisitos legais de lançamento e gestão de produto
  20. Identificação de oportunidades cruzadas relacionadas a linhas de produto
  21. Avaliação de Rentabilidade de Linhas de Produto
  22. Classificação de Linhas de Produtos
  23. Benchmarking de Competidores
  24. Representação em feiras especializadas em produtos
  25. Apresentações e Treinamentos sobre Produtos ao time Comercial

Você é profissional de Marketing de Produto ou gosta da área? Deixe sua mensagem!

Seja protagonista do seu sonho! Evolua, procure entender as pessoas, respeite as diferenças, reconheça e defenda aqueles que lhe estenderam a mão e que caminham ao seu lado.